Aristides de Sousa Mendes

2No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, muitos atos heroicos de bravura têm sido celebrados nos meios de comunicação social e nos filmes. Quem não ouviu já falar de Irena Sendler, a enfermeira Polaca que salvou mais de 2500 crianças do Holocausto? Quem não leu o Diário de Anne Frank e não se lembra de Miep Gies, a Holandesa que escondeu Anne Frank e a sua família? Ou quem não viu o filme e a inspiradora história de “A Lista de Schindler”?
Chegou a altura de honrar e celebrar o melhor da Humanidade, um herói nacional, ainda que postumamente.
A história de Aristides de Sousa Mendes, também conhecido por “O Consul Desobediente” já tem direito a filme (apropriadamente chamado “Disobedience”), livro (http://sousamendesfoundation.org/books/), e agora, a nossa escola, homenageia também este Justo Português com uma publicação online da qual nos podemos orgulhar.
Na sequência da comemoração dos 70 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau, o maior campo de concentração Nazi, o 8ºA visionou um excerto do filme “O rapaz do pijama às riscas”, refletiu sobre as atrocidades cometidas durante a segunda Grande Guerra e à aluna Joana Cruz foi ainda proposto o desafio de pesquisar e produzir um curto texto sobre Aristides de Sousa Mendes – o Cônsul de Bordéus que, à semelhança de outros “Lifesavers” (salvadores), há muito merecia reconhecimento pelo seu gesto de altruísmo, por um lugar na história depois de salvar mais de 30,000 pessoas e de ser severamente castigado pelo regime de Oliveira Salazar.
Desafio aceite, o texto foi finalmente submetido e agora publicado em http://myhero.com/ acessível com o URL http://www.myhero.com/hero.asp?hero=A_Sousa_Mendes_3ma_PT_2015.
Estão todos convidados a ler o texto da Joana e a (re)descobrir este herói Português.

1