Projeto Erasmus+ “AEMAS – uma janela aberta para o conhecimento” – Job Shadowing

Job Shadowing em La Laguna, Tenerife


e-diário do dia 13 de janeiro


No âmbito do projeto Erasmus+ “AEMAS – uma janela aberta para o conhecimento” (sector escolar), será possível a 21 alunos do 10ºano e a 9 docentes do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, participarem num período de aprendizagem e de formação no estrangeiro, no decorrer do presente ano letivo.
De 13 a 17 de janeiro, realiza-se, a 1ª de muitas mobilidades subjacentes a este projeto. Neste caso, a nossa semana de aprendizagem consiste na observação de aulas, na participação em atividades de campo e na partilha de boas práticas relacionadas com a lecionação do tema do vulcanismo.
No 1º dia e depois de uma visita guiada ao centro escolar La laboral de San Cristobal de la Laguna, em Tenerife, fomos recebidas pela Direção e pelo departamento de Biologia e Geologia da escola.
Assistimos durante a manhã a três aulas de Biologia e de Geologia dos 1º e 2º “bachillerato” (correspondente ao 11º e 12ºanos de escolaridade em Portugal), em que foram lecionados conteúdos coincidentes com os conteúdos de Biologia e Geologia dos programas portugueses. Assistimos ainda ao CCP, reunião de representantes das diversas disciplinas com a Diretora.
Fomos ainda conhecer a Punta de Teno, que é o ponto mais ocidental de Tenerife, e a localidade de Garachico, onde se situava o primeiro e principal porto da ilha até 1706. Nesse ano, as lavas resultantes da erupção do vulcão Trevejo destruíram o porto e acrescentaram mais terra à ilha, sendo atualmente apenas possível observar a Puerta de Tierra, que era o local de entrada na cidade através do porto. Desde essa altura, o porto de Santa Cruz cresceu e passou a ser o mais importante da ilha, permitindo ao povoado crescer e vir a tornar-se a capital de Tenerife, que anteriormente era La Laguna. O azar de uns foi a sorte de outros…
As professoras de Biologia e Geologia,
Mª João Machado e Judite Augusto