No âmbito do vigésimo aniversário do DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS, o(a)s docentes do Departamento de Línguas proporcionaram aos seus alunos diversas atividades linguísticas plurilingues, em contexto de sala de aula, com o intuito de os sensibilizar para a importância de conhecer e aprender línguas no mundo globalizante em que nos inserimos.
A visualização de filmes de autores estrangeiros, acompanhada de análise oral e/ou escrita, com vertente pedagógica; a realização de atividades linguísticas e socioculturais na sequência do visionamento de excertos, em várias línguas, do filme “O rei leão” (no 5ºano), bem como diversos desafios linguísticos e culturais foram as atividades apresentadas aos discentes dos diferentes ciclos de aprendizagem. Dos desafios propostos constavam um concurso (tradução /identificação de vocábulos e de línguas europeias), destinado aos alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário; a exploração de vocábulos árabes na nossa Língua por alunos do 9ºano ; a elaboração de um marcador, pelos discentes do 2º Ciclo, para o manual da disciplina de Inglês, no qual registaram algumas saudações em Inglês, Português e Francês; jogos didáticos realizados pelos alunos de Inglês do 2ºciclo, durante os quais se discutiu a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira no mundo atual, a universalização do inglês como meio preferencial de comunicação entre povos; a realização do Jogo da Europa, dinamizado pela responsável pelo Gabinete Eurodesk da Escola, em que os discentes do 6º ano responderam a questões sobre a língua e a cultura dos países da União Europeia e, por último, mas não menos importante, a realização de entrevistas, nomeadamente, à Sra. Diretora do Agrupamento, a docentes e discentes, sobre a importância das línguas na internacionalização das escolas, levadas a cabo por aluno(a)s do Projeto Bookpackers, do Programa Erasmus+, sob a orientação da respetiva coordenadora.
A seleção cinematográfica, apreciada pelos discentes do 3º ciclo e Secundário, recaiu nos filmes em Inglês, “Spanglish”, de James Brooks; “My big fat Greek Wedding”, de Joel Zwick; e “The Hundred Foot-Journey”, de Lasse Hallstrom; em Francês, “ Les Vacances du Petit Nicolas” , de Laurent Tirard; “Le Sens de la Fête”, de Eric Toledano e Olivier Nakache; em Espanhol, “Campeones”, De Javier Fesser; e, por último, “ O Sonho de Wadjda”, do Plano Nacional De Cinema, para uma abordagem interdisciplinar de Português, P.A.C e Educação para a Cidadania.
Ao longo da semana, os discentes puderam, deste modo, contactar, de forma aprazível e dinâmica, com as diferentes línguas europeias, mergulhando no universo da escrita e/ou do audiovisual e do lúdico, que tanto fascina os jovens.