Projeto de Ação Climática na ESMA

Ao longo de seis semanas, no período de 28 de setembro a 8 de novembro de 2020, os alunos da turma B, do sétimo ano, do nosso agrupamento tiveram o privilégio de participar na maior ação global escolar em prol do ambiente.

No seu quarto ano consecutivo, o Projeto de Ação Climática conta já com o envolvimento de alunos e professores de instituições escolares de todo o mundo que, semanalmente, dinamiza(ra)m diversas atividades, indo, deste modo, ao encontro do objetivo 13, constante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), preconizados pela UNESCO. Esta organização das Nações Unidas visa promover medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. Assim, de forma colaborativa, os nossos alunos exploraram, discutiram e contactaram ainda com peritos nacionais em duas sessões online. Todo esse trabalho e empenho na divulgação das nossas descobertas e / ou conclusões pode ser visionado nos vídeos semanais que partilhamos com todos os participantes e Encarregados de Educação dos alunos envolvidos, a consultar em:

Semana 1 – https://bit.ly/35TZhd2

Semana 2 – https://bit.ly/3kTBHBn

Semana 3 – https://bit.ly/335vM5W

Semana 4 – https://bit.ly/2USdjWi

Semana 5 – https://bit.ly/35QozHN

Semana 6 – https://bit.ly/3p7sDMx

Integrado neste projeto, no dia 5 de novembro de 2020, líderes globais, peritos e ativistas ambientais juntaram-se a mais de 30.000 professores e alunos, oriundos de mais de 135 países, para celebrar o Dia da Ação Climática. Este evento decorreu online e contou com oradores mundialmente reconhecidos, entre os quais o Dr Jane Goodall e Sir David Attenborough, para além de outros peritos do WWF, NASA e UN, que deixaram os seus contributos e posições relativamente à urgência de tomada de medidas por governos, mas também por cada um de nós. Celebraram ainda as aprendizagens, partilhas e soluções dos mais de 2.6 milhões de alunos que participaram este ano.

Em https://www.climate-action.info/day/, estão disponibilizados todos os links das apresentações deste Dia da Ação Climática, das quais destacaríamos a do nosso Secretário de Estado para a Educação, professor doutor João Costa, pelo apoio do projeto e compromisso da educação para a sustentabilidade e ação climática nas escolas, sem esquecer o papel das famílias.

De uma forma geral e, em relação às seis semanas do Projeto de Ação Climática, o fundador e coordenador do projeto, Koen Timmers, partilhou o balanço final com este infográfico esclarecedor:

A Constituição da República Portuguesa há muito que consigna princípios de política de ambiente, nomeadamente o Artigo 66º, respeitante ao ambiente e qualidade de vida, do qual salientamos a alínea g) Promover a educação ambiental e o respeito pelos valores do ambiente; (in VII Revisão Constitucional, 2005) e, em 2018, o Ministério da Educação divulgou o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que abrange desde o pré-escolar ao ensino secundário, no qual reforça essa mesma preocupação, Nesse sentido, a missão deste projeto é contribuir para a alteração de comportamentos dos alunos e mentalidade da sociedade em geral. A sua relevância e impacto são cada vez mais vastos, até pela cobertura mediática feita em cerca de 45 países, incluindo também o nosso país, com a informação divulgada em 24.10.2020 no sítio da Secretaria-Geral da Educação e Ciência e, no nosso caso em particular, com texto publicado no Diário de Coimbra, de 11 de novembro de 2020, na rubrica “Diário da Turma”.

Não há qualquer vacina para a mudança climática e o trabalho em prol do ambiente e da sustentabilidade ambiental está longe de estar concluído. Neste sentido, com o empenho desta turma fantástica e a colaboração igualmente ímpar dos Encarregados e Educação, continuaremos a trabalhar no âmbito deste projeto, sempre que possível em articulação, sem nunca descurar o cumprimento dos conteúdos programáticos.

Alexandra Duarte & Matilde Azenha