Os ficheiros compactados ocupam menos espaço de armazenamento do que os não compactados, facilitando a partilha e transferência de ficheiros. Desta forma, é possível enviar uma mensagem de correio electrónico anexando apenas um único ficheiro compactado, que pode conter uma pasta ou um conjunto de ficheiros.
Como é que posso compactar um ficheiro ou pasta no Microsoft Windows?
- Localize o ficheiro ou pasta que pretende compactar.
- Clique com o botão direito no ficheiro ou pasta, aponte para “Enviar para” e, em seguida, clique em “Pasta Comprimida (zipada)”.
- É criada um ficheiro zip que contém a pasta ou o ficheiro compactado. Para mudar o respectivo nome, clique com o botão direito do rato no ficheiro, clique em “Mudar o Nome” e, em seguida, escreva o novo nome.
O processo inverso consiste em descompactar (extrair) os ficheiros e pastas contidos num ficheiro compactado. Para efectuar esta operação deverá proceder da seguinte forma:
- Localize o ficheiro compactado a partir da qual pretende extrair ficheiros ou pastas.
- Execute um dos seguintes procedimentos:
- Para extrair um único ficheiro ou pasta, faça duplo clique no ficheiro zip para a abrir. Em seguida, arraste a pasta ou o ficheiro da pasta comprimida para uma nova localização.
- Para extrair a totalidade do conteúdo da pasta comprimida, clique com o botão direito do rato na pasta, clique em Extrair Todos e, depois, siga as instruções.
Nota: Este processo compacta ficheiros ou pastas utilizando o algoritmo de compressão denominado zip. Existem muitos outros como o 7-zip, rar, gzip, etc. que necessitam de instalação adicional de software.