Voluntariado na Primeira Pessoa

No âmbito das disciplinas de E.M.R.C e Inglês e em articulação com o Programa EPAS (European Parliament Ambassador School) e o EURODESK para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de Dezembro), as turmas de 9 ano, juntamente com os Embaixadores Juniores do Programa EPAS, participaram no passado dia 29 de novembro, em sessões com voluntários estrangeiros envolvidos em atividades no País.
Os 3 voluntários – de Espanha, Roménia e Cuba – encontram-se a fazer voluntariado na Lousã, na Associação Activar. Além de partilharem os seus testemunhos, responderam às muitas questões colocadas por todos os grupos.
Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade única para interagir e ouvir, na primeira pessoa, o que os jovens voluntários têm para nos ensinar: a promoção, através dos seus contributos altruístas, de valores como a solidariedade e a coesão social, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação de todos.
Os desafios que enfrentamos — mudanças climáticas, conflitos e injustiças sociais podem parecer esmagadores. No entanto, nesses momentos difíceis, o espírito do voluntariado brilha mais forte do que nunca. O voluntariado permite-nos trabalhar em conjunto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e em todos os cantos do mundo – como ainda recentemente constatamos na vizinha Espanha – os voluntários são, geralmente, os primeiros a responder.
A cidadania ativa, na sua essência, é sobre a participação na sociedade para afetar a mudança. O voluntariado, por sua vez, é uma das formas mais eficazes de praticar a cidadania ativa, pois implica o envolvimento direto nas questões sociais, culturais e ambientais.
Ao ser um cidadão ativo, tornamo-nos parte da solução, contribuindo para a melhoria da sociedade e assumindo a responsabilidade pelo seu progresso.
Para nós, esta foi mais uma experiência de cidadania e um forte incentivo para, em breve, fazermos voluntariado num país europeu.
Os nossos agradecimentos à Associação Activar (Lousã), aos 3 voluntários e ao gabinete Eurodesk do AEMAS.