A Educação para os Direitos Humanos é um processo educativo contínuo e transversal, que procura:
- Desenvolver o respeito pela diversidade: trabalhar temas como equidade de gênero, igualdade racial, inclusão de pessoas com deficiência e respeito às diferenças culturais e religiosas.
- Promover a cultura de paz: incentivar a mediação de conflitos, a empatia e a convivência pacífica.
- Incentivar o protagonismo estudantil: fomentar a participação ativa dos estudantes em projetos e decisões da escola.
A abordagem dos Direitos Humanos nas escolas é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com uma sociedade mais justa e igualitária. Foi isso mesmo que levou Embaixadores Juniores e Benjamins, alunos do 7º ao 11º ano e do ensino profissional à escola, no passado dia 14 de dezembro – ao sábado – na sequência do convite para participar na sessão “Direitos Humanos: Experiências de Cidadania” para validação de competências de formandos do nosso Centro Qualifica.
Os Direitos Humanos cruzam-se com a promoção da cidadania ativa e o exercício consciente dos direitos e deveres em sociedade. A cidadania vai além do cumprimento de deveres cívicos como votar; envolve a participação consciente em ações coletivas que promovam justiça social e igualdade. Este sábado, na nossa sede de Agrupamento, foi também uma experiência de cidadania ativa com atividades enriquecedoras e desenvolvidas de forma lúdica e dinâmica. Foi uma tarde de muitas aprendizagens sobre os 30 Direitos Humanos incluídos na Declaração Universal de 1948 e de partilha de ideias sobre o que podemos fazer para exercer a nossa cidadania em prol desses mesmos Direitos. Esta sessão foi também o culminar de variadas iniciativas no âmbito das disciplinas de EMRC e Cidadania ao longo da semana de 09 a 13.12, com a árvore dos Direitos Humanos, a pesquisa de exemplos inspiradores de quem luta (ou lutou) pelos Direitos Humanos e a criação de posters. No 2° período dar-se-á início à Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.