Bibliotecas Escolares

Em Outubro, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, ligaram-se comunidades, com estratégias diferenciadas e histórias de diversos países do mundo.
Em Novembro assinalou-se o Halloween e  o Día de Los Muertos com exposições de trabalhos dos alunos, realizados nas disciplinas de Línguas Estrangeiras. Em ambas as comemorações as bibliotecas assinalaram presença, divulgaram recursos, promoveram atividades e acolheram iniciativas das diferentes áreas disciplinares. Ao longo destes meses, as turmas dos 2º e 3º ciclos foram acompanhadas pelas professoras de Português e orientadas pela equipa da Biblioteca Escolar na requisição de livros para o projeto “10 minutos a ler”, foram dinamizadas atividades de leitura recretiva com alunos do 1º ciclo e pré-escolar e promoveram-se dinâmicas de articulação curricular com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, ao nível das literacias da informação e dos Media, com alunos dos 5º, 6º e 8º anos.

E diariamente, em especial durante as horas do almoço, as bibliotecas transformam-se em espaços multifuncionais. Alguns alunos aproveitam para terminar os trabalhos de casa, enquanto outros tentam terminar um capítulo do seu romance favorito, ou fazer xeque-mate numa jogada de xadrez. Também há grupos de alunos que compartilham equações matemáticas, como se fossem segredos antigos e outros que passam na biblioteca para apreciar os trabalhos expostos dos colegas. E como nem todos são seguidores do Detox tecnológico, alguns aproveitam estes momentos para continuar um jogo de Brahl Stars, atualizar as conversar no Whatsapp, no Discord, no Instragam, ver um vídeo que o professor recomendou na aula/classroom, ou terminar um trabalho no Canva ou no Power point.

E assim se desenrola uma parte do dia dos alunos, na sua relação com as bibliotecas escolares.