RANGERS OF CHANGE (2022-2024)

A participação em projetos ERASMUS+ é uma oportunidade preciosa para a internacionalização do nosso Agrupamento, para alunos e professores e mesmo para a comunidade – que o digam todos os que direta ou indiretamente trabalharam ou acompanharam as atividades do projeto RANGERS OF CHANGE (doravante ROC) nos últimos dois anos letivos. Para os alunos – seja com as mobilidades, com o acolhimento ou, tão somente, com a interação -, a experiência ERASMUS+ é memorável e transformadora. Os nossos 16 alunos envolvidos nas mobilidades ROC, tiveram o privilégio e a oportunidade de viajar para outros países – a saber, Roménia, Espanha, Grécia e Lituânia – e assim, in situ, conhecer novas culturas, estabelecer contactos e construir laços de amizade além-fronteiras.
Ao abraçar estes projetos, o AEMAS está a promover a abertura de espírito dos nossos alunos, a tolerância e capacidade de comunicação nas línguas estrangeiras, em particular, na língua Inglesa. Para além do mais, os projetos ERASMUS+ – e o nosso ROC foi disso um exemplo excecional – facilitam o ensino-aprendizagem e a aquisição de competências essenciais para o futuro mercado de trabalho, como a cooperação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e estimulam, igualmente, a criatividade. Ao colaborarem com colegas de outros países em desafios reais, os nossos alunos desenvolvem espírito crítico e empreendedor, aprendendo a pensar e a agir de forma inovadora.
Volvidos 2 anos letivos de trabalho mensal em prol do projeto ROC, estamos convictos que os nossos objetivos foram amplamente alcançados no âmbito do ambiente e luta contra as alterações climáticas, nomeadamente, incentivando os alunos para ajudar a abrandar as alterações climáticas, poupando energia, minimizando a utilização de veículos, reciclando e promovendo uma dieta à base de alimentos sazonais e cultivados localmente; reduziu, de igual forma, a poluição com diversas ações de limpeza, em última instância, com o objetivo de parar o aquecimento global.
Os objetivos abrangeram também o envolvimento cívico e a participação dos alunos através da plantação de árvores, manutenção de jardins, colaboração na proteção florestas, terras não urbanizadas e espaços abertos; no abrandamento das alterações climáticas, na redução das emissões de gases com efeito de estufa e na proteção do ambiente natural; no incentivo à reciclagem e à redução de resíduos como valores comuns. As iniciativas incluíram ainda a economia de energia ao reutilizar itens e reduzir o desperdício; o incentivo para a redução de emissão de gases com efeito de estudo utilizando meios de transporte alternativos e o desenvolvendo de atividades ao ar livre com vista a um estilo de vida (mais) saudável, envolvendo a nossa comunidade.
Por último, os objetivos atingidos visaram de sobremaneira a inclusão e a diversidade em todos os domínios da educação, formação, juventude e desporto no envolvimento de todos os alunos das turmas de 8ºano, com a produção de materiais individuais e colaborativos, com recurso às competências digitais. As atividades foram desenvolvidas em articulação com a respetiva equipa educativa e conselhos de turma e, por conseguinte, aliou-se os conteúdos às mais variadas disciplinas, conforme está consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e sempre alinhado com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
O projeto ROC chegou ao seu fim havendo, contudo, a continuidade dos projetos ERASMUS+ no AEMAS. Temos consciência do investimento realizado no futuro dos alunos, dos professores e demais comunidade. Ao promover mobilidades, a aprendizagem e a cooperação transfronteiriça, estes projetos preparam os nossos jovens para os desafios do século XXI e contribuem para o desenvolvimento de uma Europa (e Escola) democrática, unida e inclusiva.
Resta-nos agradecer a disponibilidade e o apoio de tod@s @s envolvid@s, tanto em Soure como além-fronteiras – Câmara Municipal de Soure, Direção do AEMAS, assistentes técnicas e operacionais, docentes, discentes e Encarregados de Educação.