Projeto Erasmus+ “We design for our friends / Creamos para nuestros amigos”

Entre os dias 27 e 31 de maio, os alunos de 10ºA e B de Biologia e Geologia do nosso Agrupamento puderam finalmente estar, conviver e aprender com os seus colegas espanhóis, dando asas ao projeto Erasmus+ “We design for our friends / Creamos para nuestros amigos” subjacente à temática do desenvolvimento sustentável e educação ambiental.

Foi preparada e dinamizada uma semana de mobilidade com atividades variadas de consciencialização e valorização do nosso meio envolvente, nomeadamente dos espaços verdes da nossa Escola. Assim, os alunos portugueses e espanhóis participaram, em pequenos grupos, nos trabalhos de manutenção e melhoria da “Horta Biológica” e do “Canteiro de Ervas Aromáticas”, na construção e instalação de um “Hotel de Insetos”, na manutenção das árvores da escola, na preservação e estudo das espécies vegetais, algumas raras e raríssimas da “Charca de Noé da Martinho Árias”, a nossa zona húmida que, apesar de pequena, é rica em biodiversidade. Houve ainda oportunidade para melhorar o “Mini ecocentro educativo”, com a montagem do compostor e do oleão.

Para além das atividades práticas, os alunos portugueses e espanhóis foram à descoberta do património cultural de Coimbra, mas também do património natural, participando numa sessão de formação sobre plantas invasoras e praticando atividades na natureza, como arvorismo, na Figueira da Foz, e escalada e paintball na Serra de Sicó.

Graças ao apoio incondicional do Município de Soure, este grupo de alunos pôde ainda refletir sobre a importância da reciclagem aquando de uma visita à ERSUC.

Este projeto deu voz a uma metodologia de ensino mais europeísta e permitiu que essa identidade europeia crescesse com o intercâmbio no seio das famílias de acolhimento. Muito temos a agradecer a todas as mães e pais que generosamente receberam e acarinharam os seus correspondentes espanhóis, propiciando o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais, não esquecendo todos os valores e princípios essenciais ao crescimento de jovens mais conscientes, responsáveis e cívicos.

Agradecemos ainda à Direção da escola, aos professores que abriram as suas salas de aula para que a aprendizagem fosse global, aos alunos dos cursos profissionais de Restaurante/Bar e de Multimédia, por gentilmente terem tornado esta experiência mais bonita e enriquecedora. Por fim, um agradecimento à técnica Inês Cerca, que nos apoiou na dinamização de atividades sobre a União Europeia em articulação com o Clube Europeu e o Eurodesk.

Gracias a todos, thank you all

As professoras Clara Luís, Maria João Machado e Sílvia Ramalho