Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril em Soure

Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril em Soure: alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Martinho Árias revivem a História deste dia através de um programa de Rádio.
No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, alunos da turma D do 3º ano da escola Básica tiveram uma participação especial na Assembleia Municipal. Com entusiasmo, dedicação e muito trabalho preparatório ao nível da pesquisa, da leitura e da interpretação, apresentaram um programa de rádio que reavivou momentos marcantes deste acontecimento histórico, recriando aquela “manhã clara e inteira” a partir da simulação de uma emissão, diretamente dos Emissores Associados de Lisboa. O programa de rádio foi uma verdadeira viagem no tempo, os jovens apresentadores trouxeram à vida os acontecimentos que moldaram o país, fazendo reviver este acontecimento histórico a quem teve o privilégio de os ver e ouvir, ao vivo e a cores, ali mesmo, no átrio dos paços do concelho de Soure. E assim Criaram Abril, num momento de Performance Literomusical, com poemas e canções de Paulo de Carvalho, de Sophia de Mello Breyner Andresen, de José Jorge Letria, de Teresa Paixão, de Ermelinda Duarte, de Henrique Lopes de Mendonça e de Alfredo Keil.

A iniciativa, coordenada pela professora bibliotecária Ângela Varela em articulação com a professora titular Anabela Oliveira, teve como objetivo consciencializar os mais jovens para o significado da Revolução dos Cravos e a sua importância na história contemporânea de Portugal e do mundo. Os alunos aprenderam sobre a importância de viver em democracia e deram uma excelente lição de valores democráticos com que devemos continuar a defender Abril.
Que estes jovens sejam sempre os cravos que florescem na primavera da liberdade!