Mês da leitura do livro e da liberdade

Anualmente, a Rede de Bibliotecas de Soure associa-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura para assinalar uma semana em que se desenvolvem várias iniciativas promotoras dos hábitos de leitura. Neste ano tão atípico, em que a vida das escolas e das comunidades educativas sofreu reviravoltas e reajustes de calendário, decidimos alargar esta iniciativa dedicando-lhe todo o mês de Abril. Do programa cultural deste mês destacamos a realização de vários concursos, “Conhecer Abril”, que apela à criatividade dos alunos do 1º ciclo e à pesquisa de informação sobre a revolução dos cravos, concurso Nacional de Leitura, fase intermunicipal, que terá a participação de 12 alunos do concelho e o concurso “Valora tu livro” para assinalar o Dia Mundial do Livro com uma foto original, homenageando os mestres da literatura, nomeadamente Cervantes e Shakespeare. Paralelamente, ao longo do mês serão divulgadas leituras e livros, comemorando o Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinalou no dia 2, e o Dia da Liberdade que se comemora no dia 25 de abril. Esta iniciativa só é possível com o trabalho em rede e com a colaboração e envolvimento dos alunos e dos professores de todos os ciclos de ensino do concelho e das bibliotecas municipal e escolares.

Desta forma, a Rede de Bibliotecas de Soure reinventa-se nas estratégias de partilhar palavras, livros e leituras, dando asas à esperança e à Liberdade.