O período de quarentena castrou a nossa liberdade de movimentos, mas não reprimiu a comunicação das nossas ideias, nem conteve a nossa criatividade e a concretização dos nossos projetos educativos. Com o confinamento, mergulhámos no mundo digital infinito de potencialidades. Em termos educativos, as nossas atividades presenciais passaram a digitais; as discussões e debates, de écran para écran; o teor das nossas conversas mudou e a necessidade de nos contactarmos tornou-se mais importante.
A COVID-19 forçou a quarentena, o isolamento físico dos nossos Bookpackers portugueses, mas a motivação, o empenho, a determinação e a cooperação no desenvolvimento dos projetos continuaram incólumes. Efetivamente, ao distanciamento físico correspondeu uma aproximação social com o envolvimento dos nossos alunos nas diversas atividades propostas, como sejam, a criação de posters motivacionais e de um e-book (https://www.calameo.com/books/003629764dc5ad92f7d98) de poemas acrósticos para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor em 23 de abril último.
Para dar início ao ciclo de debates, convidámos os discentes a visionarem com as suas famílias, o icónico filme “ A Lista de Schindler”, como trabalho de preparação para a leitura do livro “The Girl in the Red Coat”, da autoria de Roma Ligocka, por forma a que mais facilmente percecionassem a verdadeira dimensão e o impacto da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto, retratados na obra. Seguiu-se o respetivo debate via Zoom, em Português, orientado por um guião previamente disponibilizado aos alunos, durante o qual se abordaram não só questões históricas, mas também humanas e sociais, estabelecendo pontos comuns com a obra supracitada. Os doze discentes foram ainda desafiados a pesquisar informação sobre o “Schindler Português” – Aristides de Sousa Mendes – e ainda a visitar a sua residência (já restaurada) em Cabanas de Viriato, a apenas 1h de distância. A este debate seguiu-se um outro, desta feita em Inglês, com base no mesmo guião, mas com os parceiros do projeto.
Antes do período da quarentena, a nossa opção era organizar debates online entre duas escolas. Desta forma, teríamos não só grupos menos numerosos e, consequentemente, mais fáceis de trabalhar, mas todas as escolas e respetivos alunos teriam oportunidade de intervir. Dado o prolongamento desta situação pandémica, adotámos uma metodologia diferente para os debates: depois de escolhido, lido e preparado um conto, cada país parceiro participaria no debate com 2/3 alunos e, no máximo, 2 professores.
Tradicionalmente, esta modalidade discursiva segue uma estrutura comum, com diferentes partes, permitindo aos participantes veicularem as suas opiniões, discutir o texto livremente e, de forma critica, questionar e responder a questões enquanto desenvolvem as suas competências argumentativas e linguísticas. Tal aconteceu na abordagem do primeiro conto, “The Stone Boy”, da autoria de Gina Berriault, em que é relatada a história de um rapaz de 9 anos (Arnold) que, acidentalmente, mata o irmão mais velho (Eugie), quando se dirigem para o jardim para apanhar ervilhas. Neste debate, contámos com a presença dos nossos alunos Diana B. e Mariana G. Na análise e reflexão do conto, “The Gift of the Magi”, escrito por O.Henry, e publicado em 1905, a nossa escola fez-se representar pelos alunos Catarina M. e Tomás R. Esta obra remete-nos para o período do Natal e apresenta-nos Jim e Della Dillingham, um jovem casal, pobre, sem dinheiro sequer para comprarem um presente…até decidirem vender o que têm de mais precioso para poderem comprar uma prenda um para o outro. Por fim, no terceiro e último debate do ano dos Bookpackers, discutiu-se o conto “The Last Command”, de Arthur C. Clark, publicado em 1965, durante o período da denominada Guerra Fria: a então URSS tinha sido completamente dizimada em ataques nucleares perpetrados pelos EUA. Existe, contudo, uma unidade de combate Russa em espaço…Não foi por acaso que o último debate do nosso clube de leitura europeu abordou o futuro do nosso planeta: de forma geral, prevalece a esperança de alcançar a paz mundial entre todos os europeus presentes, nomeadamente dos nossos ilustres participantes, a saber: Vitória S., Francisco R. & Diogo N.
Findo o primeiro ano de atividades e, não obstante o cancelamento das mobilidades do programa ERASMUS+ desde março, decorrente do estado de pandemia, o projeto prosseguiu com as suas atividades, havendo ainda muito por realizar! Desse trabalho, fomos dando conta à comunidade educativa através da página e do Facebook do Agrupamento.
Como beneficiários do programa supracitado, tiramos o máximo partido do mundo digital, da panóplia de estratégias e ferramentas da web 2.0 que nos oferece, e contamos, assim que possível, recomeçar as nossas mobilidades para complementar estes debates virtuais com interações presenciais. Entretanto, elaboramos e disponibilizamos diversos materiais didáticos em https://bookpackers.wixsite.com/readingclub que esperamos serem úteis a tod@s @s que pretendam usar os nossos recursos em contexto de sala de aula. Concluímos com o balanço dos nossos jovens Bookpackers…palavras para quê?
Alexandra Duarte c/ Fernanda Ladeira