No passado dia 18 de Maio, pelas 15 horas, alguns alunos, professores e encarregados de educação do 7.ºF reuniram-se junto ao edifício dos Paços do concelho de Soure para realizarem uma visita a alguns monumentos da vila e concretizarem, desta forma, uma viagem no tempo …em Soure. A visita foi organizada pela diretora de turma e pela professora de História e foi orientada pela bibliotecária municipal.
Durante a tarde visitámos e ficámos a conhecer algumas das caraterísticas dos seguintes monumentos: a Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Tiago, o Castelo de Soure, o Museu e a Biblioteca Municipal, onde assistiram a uma peça de teatro sobre uma lenda local: “A Lenda do campo da Velha”. Segundo esta lenda, certo dia El-Rei ao passar num campo perto de Alfarelos encontrou uma rapariga e pediu-lhe que lhe desse um
pouco de água, entretanto aproveitou e dormiu uma sesta no seu casebre. O rei ficou muito satisfeito com a hospitalidade da rapariga queria oferecer- lhe algo que ela muito desejava, uma terra que pudesse amanhar com o couro de um boi. Como o rei aceitou o pedido, a esperta da rapariga cortou o couro do boi em tiras finíssimas e vedou o terreno em volta da sua casa, na extensão de vários hectares. Sabe-se hoje que, para se concluir o edifício dos
Paços do Concelho, foi vendido um terreno designado “ Campo da Velha”, situado em Alfarelos e Granja do Ulmeiro, terreno esse que tinha sido doado ao Município, por uma senhora já muito velha, talvez tenha sido aquela com quem um dia El-Rei se cruzou num certo dia muito quente de Agosto.
No final da visita houve ainda tempo para um lanche saudável partilhado por todos, atividade realizada no âmbito do projeto “Escola à Mesa”.
Foi uma tarde diferente para todos.
Mariana Brás, delegada de turma do 7ºF