1.Acesso
2.Aceder ao e-mail pela primeira vez
3.Enviar um e-mail
4.Terminar a sessão
O acesso à caixa de correio do e-mail do Agrupamento pode ser efectuado através do endereço www.mail.escolasdesoure.pt ou de um link que se encontra na página do Agrupamento em www.escolasdesoure.pt.
No primeiro acesso é necessário proceder à activação da conta. Para tal, deverá iniciar a sessão com o seu nome de utilizador e palavra-passe e preencher o formulário que lhe é apresentado.
Para enviar um e-mail para um contacto ou um grupo de contactos do Agrupamento, deverá seguir os seguintes passos:
- Clique em “Compor mensagem”, para criar uma nova mensagem de e-mail;
- No campo “Para” (em inglês Cc:), digite as primeiras letras do nome do contacto ou grupo de contactos para o qual deseja enviar a mensagem;
- Seleccione o grupo de contactos na lista de endereços sugerida pelo recurso Auto-completar do Gmail. Esta lista mostra todos os contactos de professores e Grupos de e-mail do Agrupamento;
- Escreva e envie o seu e-mail.
Nota: Para enviar um e-mail para vários contactos, deverá ser sempre utilizado o campo “Bcc”. Assim, deverá inserir no campo “Para” um único contacto e no campo “Bcc” os restantes contactos, separados por uma vírgula. Esta opção, para além de esconder a lista de contactos ao receptor do e-mail, evita também a possibilidade de propagação de mensagens de spam (mensagem electrónica não-solicitada enviada em massa).
Se utilizar um computador público para ver o seu e-mail, é importante que termine todas as sessões ao clicar em Terminar sessão, na parte superior de qualquer página, e que feche todas as janelas do Gmail no browser.